História do Município de Wenceslau Braz

Oriunda de fontes desconhecidas, apenas lembrada como “Bicas do Meio” por causa de três cachoeiras, concluiu-se que este foi o nome dado pelo bandeirante português Lourenço Castalho, ao povoado que deu origem ao município.

A primeira capela consagrada a Sant’ Ana, a padroeira do município, foi construída com arrecadação feita em festas e contou com colaboradores generosos e corajosos como: Joaquim Francisco da Costa e família, Sr. Dinarte Vieira Fortes e família, Sr. Pedro Francisco da Costa e família, Sr. Tetônio Ferreira e família, dentre tantos outros. Após a construção da capela, o Sr. Joaquim ofereceu a imagem da santa de devoção de sua família, trazida em procissão solene da cidade de Pindamonhangaba/SP, aos cuidados da Sra. Ifrozina da Costa. Em 1954, o Padre Santo Marine iniciou a demolição da capela para a construção de uma igreja maior.

Em 1962, a Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais votou a Lei n° 2.764, que criou o município de Bicas do Meio. No dia 1° de março de 1963, o município foi oficialmente instalado e teve como primeiro prefeito na categoria de intendente o Sr. Afonso Costa. Em 9 de setembro de 1964, o município de Bicas do Meio passou a denominar-se Wenceslau Braz, pela lei estadual n° 3.187, homenageando o estadista itajubense, natural de Brazópolis/MG.

Nestes anos muitas pessoas fizeram e fazem desta cidade em lugar especial, com seu povo acolhedor e com grande potencial de desenvolvimento.

Com área de 102 km, localizada na Serra da Mantiqueira a uma altitude de 1.174 m, possui clima ameno e tem fácil acesso pala Rodovia Presidente Dutra, através da BR 459. Faz divisa com Campos do Jordão/SP e com municípios mineiros de Delfim Moreira, Itajubá e Piranguçu.

Além da produção de energia elétrica, a produção agrícola e pecuária, e de pequenas indústrias formam o sistema econômico do município.

Com suas paisagens exuberantes, Wenceslau Braz causa muitos suspiros por tantos que aspiram um lugar tranquilo para morar.

FONTE: Secretária de Cultura e Turismo do município de Wenceslau Braz.